domingo, 15 de janeiro de 2012

Queijo fresco caseiro


As experiências culinárias aqui por casa têm sido muito enriquecedoras.
Umas (a maior parte) têm sucesso, outras (poucas) nem por isso...
Foi exatamente o que aconteceu com a minha primeira experiência de fazer queijo fresco.
Eu cresci a ver as minhas avós e a minha mãe a fazerem queijo.
Eu própria também fiz queijo; mas já depois de coalhado. 
Todo o processo anterior ao fabrico do queijo, nunca fiz; embora teoricamente saiba como se faz.
No entanto, há vários pormenores que condicionam o coalhar do leite.
Eu gosto muito de queijo fresco, mas não é daquele que há nos supermercados, é do caseiro.
No blog As receitas da patanisca vi que se podia fazer queijo fresco com leite do dia. 
Então pus mãos à obra, comprei todos os ingredientes, mas não encontrei coalho líquido e comprei numa lojinha na minha terra coalho em pó.
Fiz tudo como a receita indicava, o leite coalhou; mas não consegui moldar.
Não sei o que falhou. Se calhar não estava bem coalhado.
Mas não deitei o queijo para o lixo! Foi reutilizado.
Nos posts seguintes mostro como utilizei o queijo fresco.
Mas como sou muito teimosa, vou repetir a experiência.

1 comentário:

  1. Na primeira vez que fiz queijo fresco em casa também não ficou bem... mas como sou teimosa tentei outra vez e cada vez está a ficar melhor.
    Continua a tentar.
    Bjs

    ResponderEliminar