sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pão de mistura de sementes



Eu adoro pão!
Gosto de todo o tipo de pão; tradicional, com sementes, simples, com cebola, com cereais...
Gosto dele quentinho com a manteiga a derreter.
Agora lembrei-me que quando era estudante do Magistério Primário de Portalegre, havia perto da minha casa uma padaria "Esteves Moreira" e que já não existe.
Por volta das onze horas ou meia -noite já havia pão acabadinho de fazer e ia lá comprá-lo ainda quentinho e que bem sabia com a manteiga a derreter.
Tenho saudades desse tempo!!!
Agora tenho a minha MFP que satisfaz estes meus desejos de comer pão quentinho.
Há uns meses vi o livro "200 receitas de pão" , não resisti e comprei-o.
É um livro que aconselho, para quem gosta de fazer pão; especialmente na MFP.
A receita que apresento hoje foi retirada desse livro, mas com algumas adaptações( substitui a farinha malte, que desconheço, por farinha integral e farinha tipo 65).

Fiz assim:


Ingredientes:

300ml de água
30g de manteiga sem sal amolecida(usei becel)
1,5 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de sementes de sésamo
2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça
2 colheres (de sopa) de sementes de papoila
250g de farinha integral
250g de farinha de trigo T65
1 colher (de sopa) de açúcar mascavado escuro
1,5 colher (de chá) de fermento biológico seco (usei uma saqueta de fermipan)
Leite para pincelar

Preparação:


Colocar os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada acima.
Programar o tamanho do pão para 750g e ecolher o programa "Pão integral".
escolher a cor de côdea preferida (eu gosto média).
Depois da MFP fazer todo o processo de levedar e antes de iniciar a cozedura pincelar levemente a superfície da massa com leite e polvilhar com um pouco de sementes.
Quando o programa terminar, retirar a cuba da MFP, soltar o pão com uma espátula se necessário e virá-la para o pão se soltar.
Deixar o pão arrefecer em cima de uma rede.






6 comentários:

  1. Adoro pãozinho quentinho com manteiga e, ainda por cima se tiver sementes, fico completamente deliciada!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Zezinha,

    Esse livro tem receitas excelentes, também o tenho e adoro algumas que já fiz de lá !

    Esse pão está maravilhoso, com uma textura apetecível.

    Beijinho

    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Adoro esse livro! Tem receitas de babar. Em breve coloco no meu blog uma adaptação de lá. Sao todas deliciosas! Assim como esta! Amei!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Fiz esta noite este pão, com sementes de girassol em vez de papoila e com fermento fresco.
    Ficou óptimo!
    Obrigada pela receita,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar