quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Conserva de tomate


As conservas são uma boa opção para termos legumes e frutos fora de época. Cá por casa, nesta época do ano existe uma grande variedade de legumes e frutas. Alguns cultivados na nossa pequena horta que o meu marido cuida com muito gosto e empenho e outros cultivados pela minha mãe.
A conserva que apresento é de tomate. Costumo conservar os tomates de várias maneiras: congelo inteiros, congelo descascados, faço molho de tomate( depois mostro como faço) e faço conserva como vou explicar. 
Os tomates são descascados e retiram-se as sementes. Cortam-se em pedaços pequenos e são colocados em frascos esterelizados ( fervê-los totalmente cobertos de água durante uns minutos). Depois levam-se os frascos com o tomate ao lume, em banho-maria durante 15 minutos, contados a partir do momento em que a água começa a ferver. A água deverá cobrir totalmente os frascos. 
Fiz este tipo de conserva no verão passado e ainda tenho um frasco. O tomate mantém o sabor natural. Assim aproveito a quantidade de tomates que há cá por casa e não preciso comprar polpa de tomate, que não gosto muito do sabor.
A conserva de outro tipo de legumes é ligeiramente diferente. Noutro post mostro como faço.

13 comentários:

  1. Mais uma bela ideia. Gosto muito de aproveitar os tomates me excesso, assim nunca experimentei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tixa: É a segunda vez que faço esta conserva e podes crer que o tamate mantém o sabor natural.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Zézinha, pergunta tola, porque desconhecia este metodo... quando pomos em banho maria tapamos os frascos? Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Pó de Arroz, claro que os frascos têm que estar tapados; pois vão ao lume em banho maria totalmente cobertos por água. Esta conserva de tomate é ótima, o tomate mantém o sabor natural e aguenta muito tempo. usei em outubro um frasco que tinha do verão de 2010 e estava ótimo.
    beijinhos e bom ano novo.

    ResponderEliminar
  5. Ola eu gostaria de saber a quantidade de tomate que colocamos no frasco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Unknown, obrigada por visitar o meu blog. Deve encher o frasco com o tomate, apertando ligeiramente para que fique com pouco ar e deve deixar 1cm do frasco sem tomate.
      bjs Zezinha

      Eliminar
  6. mesmo 1 ano mais tarde mas estamos ainda na epoca, eu gostaria de saber como conserva os tomates cereija inteiros para fazer saldas durante o ano. sera que pode ajudar-me?. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Pois nunca fiz conserva de tomate cereja e os tomates em conserva só poderão ser utilizados em cozinhados, em saladas não.
      bjs
      Zezinha

      Eliminar
  7. bom dia.
    só vai água nenhum tipo de tempero?
    Nélio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nélio.
      Não percebo a sua questão!!! Eu acho que o post está bem explicíto. Dentro do frasco só se põe o tomate, mais nada. A água coloca-se na panela onse se irão põr os frascos cheios de tomate e que terão de ferver. É este o processo de conservar o tomate.
      Espero ter esclarecido.

      Zezinha

      Eliminar
  8. Olá , obrigada pela partilha... Depois de todo o processo qual o melhor local para guardar? No frigorífico ou basta num armário?
    :-) ;-)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelo comentário.
    Guarda-se na despensa, não precisa estar no frigorífico.
    bjs
    Zezinha

    ResponderEliminar