quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Compota de alperce


Cá em casa gostamos muito de compotas e todos os anos faço algumas para aproveitar a fruta do quintal ou outra que trago da minha mãe.
Este ano houve muitos alperces por aqui e fiz esta compota.
Como podem ver pela foto foi feito em junho e garanto-vos que está uma delícia.
Eu faço sempre as compotas de modo a conservá-las em frascos e nunca se estragaram.
Penso que o segredo será a quantidade de açúcar a utilizar, o tempo de cozedura e a utilização de frascos devidamente esterelizados.
Os frascos depois de bem lavados coloco-os em água, juntamente com as tampas, e levo ao lume a ferver uns minutos.
Retiro-os da água e deixo secar naturalmente a só coloco a compota depois de  completamente frios e secos.
A quantidade de açúcar não deverá ultrapassar 1kg por quilo de fruta já arranjada.
Eu normalmente utilizo 800g de açúcar por cada quilo de fruta, mas se a mesma for pouco doce poderá aumentar-se a quantidade de açúcar.
O tempo de cozedura também é variável, depende se a fruta é mais ou menos sumarenta.
Eu utilizo um truque que a minha mãe me ensinou que é colocar uma colher de pau no meio do tacho e se esta ficar firme, a compota está no ponto.
Comigo este truque tem tido resultados positivos.
É claro que quem preferir congelar o doce poderá dimiuir bastante a quantidade de açúcar e o tempo de cozedura.
Cá em casa ninguém gosta dos doces de fruta congelados. São manias!!!

Fiz assim:

Ingredientes:

1 kg de alperces arranjados
800g de açúcar
1 casca de limão

Preparação:

Descascar os alperces e colocá-los numa panela cortados em pedaços pequenos.
Juntar o açúcar e a casca de limão.
Deixar ferver em lume brando até atingir o ponto necessário.
Deixar arrefecer um pouco, retirar a casca do limão e colocar nos frascos.
Tapar os frascos muito bem com a compota ainda quente.
Virar os frascos com a tampa para baixo e deixar assim por 30 minutos.



3 comentários:

  1. A ultima vez que fiz compota ficou super boa, mas no dia seguinte ganhou uns cristais estranhos... tenho ainda que comer muita sopinha para que saiba fazer compota como deve ser. Vou ezperimentar o truque da colher de pau, pois não faço ideia do que me correr mal.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É uma óptima altura do ano para se fazer doces caseiros, que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Adoramos doces caseiro,de alperce nunca fizemos mas deve ser muito boa.
    Beijinhos!
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar