terça-feira, 8 de novembro de 2011

Marmelada


O tempo arrefeceu e finalmente já cheira a outono. 
É uma época do ano que eu gosto muito. A natureza fica linda e nas hortas há uma grande diversidade de frutos: abóboras, nozes, castanhas, avelãs, dióspiros, amêndoas, maçãs, peras... e marmelos. 
Adoro marmelos cozidos ou assados no forno e marmelada.
Nunca tinha feito marmelada; pois a minha sogra fazia questão de fazer e fá-la muito bem. 
Este ano, e por motivos de saúde, não pode fazer a marmelada e então pus mãos à obra e fiz eu. Saiu a marmelada que apresento hoje.
Ficou muito sequinha, como gostamos cá em casa. 
Fez-me lembrar a marmelada que se comprava quando eu era criança. 
Lembro-me de ir à mercearia da minha terra e as pessoas compravam a marmelada a peso e  cortada às fatias.
Com as sementes e as cascas fiz geleia. Ficou uma maravilha!

Fiz assim:

Ingredientes
1 kg de marmelos descascados
1 kg de açúcar amarelo
2 dl de água

Preparação:

Levar ao lume todos os ingredientes e deixar ferver em lume brando até os marmelos estarem cozidos.
Triturar os marmelos com a varinha mágica e deixar fever mais uns minutos.
Colocar a marmelada em formas de alumínio e tapar com papel vegetal. Pincelar o papel vegetal com aguardente.
Guardar em local seco.

2 comentários: