quinta-feira, 22 de março de 2012

Frango com esparguete


Gosto de fazer cozinhados só de um tacho; isto é, tudo misturadinho.
Em casa da minha mãe fazia-se muito este tipo de prato; pois são mais rápidos, suja-se menos loiça e gasta-se menos energia a cozinhar.
Mas aqui em casa não há muito este hábito; pois os outros três elementos da família (pai e filhos) preferem tudo separadinho.
Como sou eu que cozinho; às vezes faço valer a minha autoridade e lá sai uma refeição deste tipo.
Pois este franguinho é dos que a minha mãe cria e o sabor é muito diferente dos de  aviário.
Portanto, todos comeram e não refilaram.

Fiz assim:

Ingredientes:

Frango
Azeite
Cebola
Alho
Louro
Polpa de tomate
Cenoura
Vinho branco
Chouriço
Caldo de frango


Preparação:

Cortar o frango em pedaços pequenos.
Cozer o pescoço, as asas e a carcaça em água com uma cenoura, alho francês, cebola e tomilho para fazer uma canja.
Levar ao lume o azeite  e colocar a cebola, os alhos e umas rodelas de chouriço.
Deixar refogar um pouco e juntar a polpa de tomate.
Juntar o frango  e deixar apurar um pouco.
Adicionar o vinho branco, um pouco de caldo de cozer o frango e uma cenoura às rodelas.
Deixar cozinhar em lume brando.
Se necessário colocar mais caldo do frango.
Cozer a massa esparguete em água com sal.
Quando o frango estiver cozido juntar a esparguete cozida e escorrida e retificar os temperos.
Deixar a purar um pouco e servir com uma salada.

2 comentários:

  1. Pois queres saber?
    Eu sou o oposto!
    Prefiro sempre cozinhar separado. Posso seguir a mesma receita mas prefiro sempre fazer o frango num tacho e o acompanhamento à parte :)
    Manias!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão tudo num tacho poupa-se uma data de coisas.
    Curiosamente eu tenho a mania do separado, em tudo, mas tenho o homem que está sempre a dizer-me para misturar tudo pois assim é que fica "melhor". eheh
    beijinhos

    ResponderEliminar