quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Salada de tomate, pepino e beldroegas


Aqui no Alentejo as beldroegas são muito conhecidas e muito utilizadas na gastronomia tradicional, embora em sopas.
Na blogosfera vi algumas sugestões das beldroegas em saladas e resolvi experimentar.
A beldroega crua não tem grande sabor, mas como é um vegetal com algumas qualidades nutritivas acho que deverá  ser consumida; embora com alguma moderação.
Cá por casa não foi consensual a beldroega crua, mas eu gostei.
E no quintal há tantas!!
Porque não utilizá-las de várias maneiras?
Fica a sugestão!

Fiz assim:

Ingredientes:

Tomate
Pepino
Beldroegas
Vinagre balsâmico
Sal
Azeite


Preparação:

Cortar o tomate e o pepino em cubinhos.
Arranjar as beldroegas, utilizando só as folhas perfeitas e tenrinhas( as mais novas)
Misturar todos os legumes.
Temperar com azeite, sal e vinagre balsâmico..
Servir de imediato

8 comentários:

  1. Uma boa sugestão. Tenho que experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Zezinha!
    NEm toda a gente gosta de beldroegas cruas... não um ingrediente que agrade a todos.
    Gostei da tua sugestão!
    Olha o blog Cinco quartos de Laranja tem várias sugestões. Procura lá e vais ver que te vão inspirar!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula pelo comentário. Eu já vi as sugestões da laranjinha e gostei muito. Mas tenho quen fazer só para mim, os restantes elementos da família não gostam.
      bjs
      Zezinha

      Eliminar
  3. Uma optima sugestão,
    nunca provei as beldroegas cruas mas será um desafio futuramente ;)
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço beldroegas, mas Adooooooooooro saladinhas coloridas e gostosas como a sua.
    Quando tiver um tempinho, vem me fazer uma visita, tem receitinha nova para o almoço do Dia dos Pais no Blog :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ólá Márcia! Obrigada pela visita no meu blog. Pois as beldroegas são plantas espontâneas que nascem na primavera/verão nos campos que são regados. Mas também há à venda carteirinhas com sementes. Se a Márcia tiver um espaço onde semear eu posso enviar uma carteirinha com sementes. Me manda o teu endereço e eu envio.
      bjs
      Zezinha

      Eliminar
  5. Muito Obrigada por sua gentileza Zezinha.
    Eu adoraria receber as sementinhas, mas se você puder passar o seu e-mail, eu me sentiria melhor para lhe passar meu endereço :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Amiga pela sua gentil oferta,
    Eu gostaria muito de receber as sementinhas, mas gostaria de te enviar meu endereço pelo seu e-mail, por questão de segurança, se você não se importar.
    Beijos Márcia

    ResponderEliminar