quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bolo de iogurte com maçã e canela





Hoje, ao fazer uma limpeza ao frigorífico deparei-me com dois iogurtes de biscoito perdidos e já fora de validade. Resolvi abri-los e verifiquei que não estavam estragados. Pois e ao contrário do que muitas pessoas pensam os iogurtes podem consumir-se após a data de validade, desde que tenham permanecido na mesma temperatura. Esta informação foi-me dada na Danone, aquando de uma visita de estudo que fiz com os meus alunos. Assim e como não aprecio este tipo de iogurte resolvi fazer um bolo. 
A receita que apresento foi inspirada numa outra que tinha anotada no meu caderno e já não me recordo de onde a tirei.. Fiz algumas alterações e resultou  muito bem. Como tinha dois iogurtes resolvi dobrar a receita. Cozi o bolo num tabuleiro e ficou enorme e muito saboroso. Este tipo de bolo sai sempre bem e fica muito húmido. É muito prático termos uma receita base e depois irmos variando alguns ingredientes como fruta, sementes, especiarias...
Apresento a receita base.

Fiz assim:


Ingredientes:

3 ovos
1 iogurte
2 copinhos do iogurte de açúcar
3 copinhos do iogurte de farinha
1 copinho do iogurte de azeite
1 maçã
1 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de fermento em pó
sal fino 
1 colher de sopa de sementes de sésamo.


Preparação:

Descascar e ralar a maçã.
Adicionar os ovos, a canela, o azeite, o iogurte e o açúcar. Bater muito bem.
No fim adicionar a farinha, o fermento e o sal. 
Bater novamente e colocar num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha.
Levar a forno pré aquecido.
Depois de desenformar cortar aos cubos e polvilhar com açúcar e canela.

4 comentários:

  1. Gosto muito destes iogurtes, são de facto dos melhores do pingo doce!

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto delicioso! Parabéns pelo blog, tem sugestões muito interessantes!

    ResponderEliminar
  3. Eu também consumo os iogurtes depois da validade e ainda estou viva! O que estraga é disperdiçar, não aproveitar o que está em condições!
    E que belo aproveitamento tu deste ao iogurte!!!!
    O bolo ficou mesmo apetitoso.

    ResponderEliminar
  4. adorei o bolo e muito bom e delicioso

    ResponderEliminar