sábado, 10 de dezembro de 2011

Feijão com mogango


O mogango é uma variedade de abóbora muito utilizada aqui no Alentejo.
Na minha terra chama-se abóbora menina.
É aquela abóbora utilizada nos fritos de Natal, principalmente os velhoses.
Este prato é também muito conhecido aqui na região e é confecionado de várias maneiras.
Poderá ser servido como prato principal acompanhado com enchidos, mas eu servi como sopa.
Tem um sabor caraterísticos e ligeiramente adocicado; pois é devido à abóbora.
É um prato que faço poucas vezes; pois os meus filhos não gostam; mas quando estava a arranjar esta abóbora achei que era ideal para esta sopa.

Fiz assim:

Ingredientes:

Abóbora mogango
Feijão catarino cozido
Azeite
Cebola
Alho
Coentros
Vinagres
Louro


Preparação:

Refogar ligeiramente a cebola e o alho. 
Juntar o mogango cortado em pequenas fatias e deixar cozinhar.
Abanar a panela, evitando mexer para que a abóbora não se desfaça.
Juntar o feijão cozido e um pouco de água.
Deixar apurar.
Adicionar os coentros picados e temperar com sal.
Ao retirar do lume salpicar com vinagre para atenuar um pouco o sabor adocicado.

4 comentários:

  1. Acho que nunca experimentei este tipo de abóbora.
    Eu adoro abóbora e tenho imensa congelada mas sou a única fã...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nao fica muito bom com abobora congelada

    ResponderEliminar
  3. Muito bom mas gosto com feijao frade muito bom so muda o feijão

    ResponderEliminar
  4. Eu ponho um pouco de cominhos fica uma delicia

    ResponderEliminar