terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Conservar legumes frescos

No post anterior mostrei os excelentes legumes frescos que trouxe da horta da minha mãe.
Não tinha espaço suficiente no frigorífico para guardar todos os legumes e também não é possível consumi-los rapidamente.
Então, a melhor opção foi arranjá-los, de  maneira a que pudessem conservar-se sem se estragarem e serem utilizados durante um período de tempo mais longo.
Muitos destes legumes irão aparecer em pratos a confecionar nos próximos dias.

Fiz assim:


1 - A alface arranjei para salada. Lavei muito bem e sequei na centrifugadora de saladas, de maneira a tirar o máximo de água possível. Coloquei um pano da loiça num tabuleiro e espalhei a alface já arranjada. Deixei ficar por umas horas de modo que secasse ainda mais. Depois coloquei um pano da loiça dobrado em quatro partes no fundo de uma caixa de plástico e pus a alface em cima e guardei no frigorífico. Assim aguenta uns dias e tenho a alface pronta para fazer salada.



2 - Às folhas maiores e exteriores da couve lombarda dei uma fervura rápida para fazer enroladas em salsichas. Também aguentam dois dias no frigorífico.



3 - As folhas interiores da couve lombarda cortei muito fininhas e cozi, para depois fazer salteadas ou estufadas com bacon.




4 - Uma parte dos agriões arranjei para salada, mas não os lavei; pois estavam muito sequinhos e guardados numa caixa no frigorífico também aguentam uns quatro dias.




5 -À outra parte dos agriões cortei com os caules e dei uma fervura para fazer uma sopa.




 6 - Uma parte da  couve penca foi cortada, mas não lavada, para cozer com batatas e bacalhau. Aguenta no frigorífico durante uns dias; pois estava muito seca.




7 - A outra parte da couve penca cortei muito fininha para fazer sopa de feijão com couve. Também guardei no frigorífico sem lavar.



8 - É claro que aqui por estas bandas nada se deita fora. Pois é, os caules das alfaces e os talos das couves não  se deitaram foram. Então o que fiz?
Numa panela coloquei os talos das couves e das alfaces, chuchus, cebola, alho francês, cenoura e o caldo de cozer as couves lombardas e deixei cozer. Triturei tudo e resultou um nutritivo puré para sopa. Coloquei em caixas e congelei.
Lá diz o ditado "No aproveitar é que está o ganho" ou "Nada se perde, tudo se transforma".
Devo confessar que deu algum trabalho fazer tudo isto; mas tinha que ser,  ou os legumes acabariam por se estragar. 
Assim foi tudo aproveitadinho e já coube no frigorífico.

1 comentário:

  1. Isto é o que chama um belo trabalho de legumes.
    Super bem aproveitados!
    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar