sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Molho de tomate






Apesar deste verão não ter sido o melhor para os tomates, pois o clima foi muito instável e os tomateiros sentiram-se e não produziram o que é habitual. Mesmo assim a quantidade de tomates que tenho apanhado no quintal tem sido bastante e tenho tentado ter alguma criatividade para os conservar; pois nada se deita fora aqui por estas bandas. 
Já referi aqui no blog como conservo os tomates, mas vou referir novamente:
Congelei inteiros e já tenho quantidade suficiente na arca congeladora;
Fiz doce de tomate ;
Fiz polpa de tomate;
Fiz molho de tomate e congelei em caixinhas,
Fiz conserva de tomate.
Fiz tomate seco.
Que fazer com os tomates que continuo a colher no quintal?  Então pesquisei em livros, pesquisei na net e... eis que encontrei a solução no blog da Elvira's Bristot. Fazer um molho de tomate e conservar em frascos. Era exatamente esta maneira de conservar tomates que me faltava. Ficou um molho bastante saboroso e pronto a usar. Já utilizei e estava ótimo.
Fiz assim:



Ingredientes:



1 dente de alho picado finamente
1 cebola picada finamente
1 cenoura cortada em meias luas muito finas
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de manteiga
500 g de tomate maduro picado finamente
1 colher (chá) de farinha
1 pitada de açúcar
1 raminho de salsa picada
1,5 dl de água a ferver
sal



Preparação:


Colocar a cebola, o alho e a cenoura num tacho, com 2 colheres (sopa) de azeite e a manteiga. Refogar por uns minutos. Juntar o tomate picado, a farinha, o açúcar e a salsa. Temperar com sal e deixar reduzir, mexendo de vez em quando. Regar com a água a ferver e cozinhar em lume brando até obter a consistência desejada. Triturar o molho e incorporar o azeite restante. Colocar o molho ainda quente em frascos previamente esterilizados.





1 comentário: