A sugestão de conserva de tomate que apresento é pouco vulgar, pelo menos em Portugal. Os italianos usam muito o tomate seco como tempero na confeção de pratos de carne, peixe e massas. Já vi à venda no Pingo Doce e achei caro ( 1,79€ um frasco pequeno).
Nunca utilizei o tomate seco, mas tenho vontade de experimentar. A Luísa Alexandra tem algumas receitas onde utiliza o tomate seco.
E vai daí... esta cabeça ...a minha, está claro! Não pára... E mais uma vez os tomates entram em ação; pois parece que se reproduzem por multiplicação, nunca mais acabam!!!!! Então há que conservá-los. Excelente oportunidade para experimentar o tomate seco.
Mais umas pesquisas e encontrei a receita no blog da Elvira's Bistrot e lá fiz eu o tomate seco.
Fiz assim:
Ingredientes
1,5 kg de tomate maduro mas sem defeitos
1 haste de tomilho picado
1 haste de alecrim picado
1 raminho de mangericão picado
sal & pimenta
açúcar q.b.
azeite q.b.
Pré-aquecer o forno a 130ºC. Cortar os tomates em metades no sentido longitudinal e remover as sementes.
Cobrir a grelha do forno com papel vegetal ou uma folha de alumínio alimentar. Colocar os meios-tomates com a parte cortada virada para cima. Pincelar com uma mistura feita de 1 pitada de açúcar, um pouco de ervas picadas, sal e pimenta.
Colocar a grelha no interior do forno e deixar o tomate secar por 3 horas, a 130ºC, com a porta entreaberta.
Deixar arefecer por completo e colocar em frascos herméticos, cobrindo com azeite. Conservar num lugar escuro e seco.
As 3 horas não foram suficientes para secar os tomates; pois estes eram bastante carnudos e tinham muita água. Então resolvi colocá-los a secar ao sol durante dois dias. Ficaram espetaculares.
Muito bem, Zezinha. Gosto do blogue e da tua iniciativa e força de vontade para partilhares o que fazes. Estás de parabéns!
ResponderEliminarBeijinhos
São Garcia
Obrigada São pelo comentário.
ResponderEliminarbeijinhos
Estava mesmo curiosa em relação ao tomate assim. Obrigada pela partilha da receita.
ResponderEliminarBeijinhos
Foi a 1ª vez que passei por aqui e gostei imenso de tudo aquilo que já tive oportunidade de ver. Quanto ao tomate seco fez-me regressar a minha infância, pois a minha mãe também o secava ao sol, cortando-os ao meio polvilhava-o com sal grosso e espalhava-os sobre palha de trigo ao sol. Depois conservava-os em sacos de pano e duravam para todo o Inverno. No ano passado também sequei damascos e pêssegos por este método e ficaram excelentes. Bjs
ResponderEliminarManta de retalhos