segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tomate seco

A sugestão de conserva de tomate que apresento é pouco vulgar, pelo menos em Portugal. Os italianos usam muito o tomate seco como tempero na confeção de pratos de carne, peixe e  massas. Já vi à venda no Pingo Doce e achei caro ( 1,79€ um frasco pequeno).
Nunca utilizei o tomate seco, mas tenho vontade de experimentar. A Luísa Alexandra tem algumas receitas onde utiliza o tomate seco.
E vai daí... esta cabeça ...a minha, está claro! Não pára... E mais uma vez os tomates entram em ação; pois parece que se reproduzem por multiplicação, nunca mais acabam!!!!! Então há que conservá-los. Excelente oportunidade para experimentar o tomate seco.
Mais umas pesquisas e encontrei a receita no blog da Elvira's Bistrot e lá fiz eu o tomate seco.
Fiz assim:

Ingredientes

 1,5 kg de tomate maduro mas sem defeitos
 1 haste de tomilho picado
 1 haste de alecrim picado
 1 raminho de mangericão picado
 sal & pimenta
 açúcar q.b.
 azeite q.b.


Pré-aquecer o forno a 130ºC. Cortar os tomates em metades no sentido longitudinal e remover as sementes.
Cobrir a grelha do forno com papel vegetal ou uma folha de alumínio alimentar. Colocar os meios-tomates com a parte cortada virada para cima. Pincelar com uma mistura feita de 1 pitada de açúcar, um pouco de ervas picadas, sal e pimenta.
Colocar a grelha no interior do forno e deixar o tomate secar por 3 horas, a 130ºC, com a porta entreaberta.
Deixar arefecer por completo e colocar em frascos herméticos, cobrindo com azeite. Conservar num lugar escuro e seco.



As 3 horas não foram suficientes para secar os tomates; pois estes eram bastante carnudos e tinham muita água. Então resolvi colocá-los a secar ao sol durante dois dias. Ficaram espetaculares. 

4 comentários:

  1. Muito bem, Zezinha. Gosto do blogue e da tua iniciativa e força de vontade para partilhares o que fazes. Estás de parabéns!
    Beijinhos
    São Garcia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada São pelo comentário.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estava mesmo curiosa em relação ao tomate assim. Obrigada pela partilha da receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Foi a 1ª vez que passei por aqui e gostei imenso de tudo aquilo que já tive oportunidade de ver. Quanto ao tomate seco fez-me regressar a minha infância, pois a minha mãe também o secava ao sol, cortando-os ao meio polvilhava-o com sal grosso e espalhava-os sobre palha de trigo ao sol. Depois conservava-os em sacos de pano e duravam para todo o Inverno. No ano passado também sequei damascos e pêssegos por este método e ficaram excelentes. Bjs
    Manta de retalhos

    ResponderEliminar