sábado, 1 de outubro de 2011
Peixe à braz
O peixe não é dos alimentos preferidos dos meus filhos, especialmente se for confecionado com espinhas. Se apresentar pratos com filetes ou medalhões já comem. Mas eu e o meu marido adoramos peixe fresco grelhado.Normalmente quando compro peixe para grelhar (carapaus, sardinhas, robalo, dourada,...) compro também uma posta de salmão ou perca para os meus filhos; pois tem menos espinhas. Mesmo assim, nunca o comem todo. E como já referi aqui não gosto de deitar comida fora e o peixe é tão caro! Então aproveito as sobras e congelo. Quando tenho quantidade suficiente faço o peixe à braz ou pataniscas.
A sugestão que apresento hoje foi confecionada com sobras de vários peixes (salmão, perca, peixe gato e pescada). Também faço o mesmo prato com pescada cozida propositadamente. Assim, todos comem e nem refilam! Há que ter muita criatividade para satisfazer bocas esquisitas.
Quando coloquei o prato na mesa surgiu a pergunta da "praxe":
- Mãe, o que é isto?
- É bacalhau à braz.(disse eu)
- Ainda bem, eu gosto! (disse o João)
Comeram, comeram, pai e filhos e nem se aperceberam que não era bacalhau.
Fiz assim:
Ingredientes:
Peixe variado
Cebola
Alho
Azeite
Batata palha (usei de compra)
Ovos
Sal
Pimenta
sumo de limão
Salsa
Preparação:
Desfiar o peixe cozido. Levar ao lume a cebola e os alhos picados a refogar ligeiramente no azeite. Adicionar o peixe e deixar apurar um pouco. Juntar a batata palha e envolver tudo muito bem. Juntar sal, pimenta e sumo de limão.
Entretanto bater os ovos e juntar ao peixe. Mexer muito bem até os ovos estarem cozinhados. Salpicar com salsa picada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
que maravilha de refeição!
ResponderEliminargosto muito de coisas à brás. o último que fiz foi de atum, ficou uma maravilha!