quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Açorda alentejana


Na minha opinião a gastronomia alentejana é das mais ricas de Portugal.
É uma gastronomia variada onde com pouco se faz muito.
As mãos prendadas e a imaginação dos alentejanos fazem verdadeiras iguarias.
A utilização das ervas aromáticas nas comidas alentejanas fazem a diferença no sabor e aroma dos pratos.
O prato que apresento hoje não é novidade para ninguém e é o exemplo de que de pouco se faz muito.
Aqui na região onde moro, Portalegre, é habitual servir uma açorda alentejana nos Santos Populares com as sardinhas assadas.
Eu gosto imenso de açorda e é tão fácil de fazer.
Nesta açorda utilizei poejos que tenho no quintal , bem viçosos e aromáticos; mas também costumo fazer com coentros.

Fiz assim:

Ingredientes:

Pão alentejano duro
Poejos
Ovos
Alhos
Sal q.b.
Azeite q.b.
Água q.b.

Preparação:

Começar por preparar o piso ( é assim que se chama no Alentejo), colocando num almofariz o sal, o alho e os peojos. Pisar muito bem.
Transferir este piso para uma taça e adicionar o azeite, misturando bem. Reservar.
Entretanto colocar ao lume a água e quando começar a ferver escalfar os ovos.
Cortar o pão aos cubos.
Na taça onde se colocou o piso adicionar a água a ferver.
Colocar o pão e  deixar ensopar.
Servir de imediato com o ovo escalfado.


2 comentários:

  1. Eu adoro e cá em casa todos gostam! Ainda ontem pensava que estes dias tenho de fazer pois é simples e bem reconfortante! beijinhos

    ResponderEliminar